O falso
ensinamento de que Jesus proibiu o julgamento, tem levado os que se dizem
seguidores do evangelho a um erro grave. Esse erro leva a pessoa a achar que é
errado admoestar a quem ensina o erro, e de quem segue o erro; as pessoas acham
que quando fazemos isso estamos julgando.
Mateus
7:1 tem sido erroneamente interpretado, devemos analisar todo contexto para
sabermos que tipo de julgamento Jesus está proibindo.
Vejamos
o texto:
Mateus 7:1
1 - NÃO julgueis, para que não
sejais julgados.
Mateus 7:2
2 - Porque com o juízo com que
julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de
medir a vós.
Jesus
no versículo 1, diz para não julgarmos para que não sejamos julgados; e no versículo
2 diz que com o mesmo juízo que julgarmos também seremos julgados.
Jesus
não está com isso proibindo que se faça julgamento.
Julgar
no texto vem do grego κρινω
que se refere ao
irmão pronunciar uma admoestação, ou seja, chamar a atenção, corrigir o erro
doutrinário ou de conduta que um irmão esteja cometendo.
Vejamos
os versículos 3 a 5 de Mateus 7.
Mateus 7:3
3 - E por que reparas tu no
argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Mateus 7:4
4 - Ou como dirás a teu irmão:
Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Mateus 7:5
5 - Hipócrita, tira primeiro a
trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Olhando
o contexto que está nos versículo 3 a 5, podemos ver a que tipo de julgamento
Jesus está se referindo.
O que
Jesus está dizendo é que: porque um que tem uma trave no olho, tenta corrigir o
irmão que tem um cisco (argueiro) no olho?
A trave
e o cisco estão relacionados a erros doutrinários e de conduta. Se quem tenta
corrigir alguém que está no erro, sendo que ele mesmo está no erro; esse é um
hipócrita. É esse tipo de julgamento que Jesus está condenando, tanto que no
versículo 5 Jesus manda o hipócrita se corrigir para depois corrigir os erros
dos outros.
Não há
base bíblica para esse erro de dizer NÃO JULGUEIS, PARA NÃO SER JULGADO; quando
um irmão tenta corrigir ou chamar a atenção do outro que está se desviando da
verdade. É exatamente por ficar calado que muitos estão se perdendo no engano
dos falsos pregadores. A apostasia virá, e isso é um fato que não se pode
mudar; mas cabe a nós tentarmos tirar o máximo possível de pessoas das mãos dos
enganadores. Em Tito 1:9 diz:
Tito 1:9
9 - Retendo firme a fiel
palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para
admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
Ora se
Paulo diz, para retermos firme a fiel palavra, que é de acordo com a doutrina;
para que sejamos capacitados para admoestar, ou seja, chamar a atenção;
censurar por falta cometida; repreender; advertir alguém quanto a seu
procedimento, para que corrija ou não repita; aconselhar; estimular; incentivar.
Como podemos fazer tudo isso se não podemos julgar?
O texto
na tradução literal do grego fica assim:
Apegado segundo o
ensino da fiel palavra, para que capacitado seja tanto a encorajar em a
doutrina sadia quanto os que contradizem refutar.
Podemos ver que não só temos que estar
capacitados para chamar a atenção, repreender, advertir e encorajar os irmãos;
como também temos que refutar, ou seja, temos que desmentir, negar, afirmar o
oposto, rejeitar e contestar os que estão ensinando o erro, e tendo uma má
conduta.
Nos
versículo 10 e 11 de Tito cap. 1, Paulo fala que devemos fechar a boca dos
enganadores. Isso mostra que ao invés de ficarmos calados vendo os falsos
pregadores corromper e perverter a palavra e o povo de Deus; devemos pregar a
verdade e calar a boca desses falsos pregadores.
Portanto,
todos os que estão no erro, seja ele pastor, apostolo, missionário, diácono e
etc. devem sim, ser corrigidos para que possam deixar o erro, e para que
evitemos que muitos sigam tais enganos.
É uma
obrigação nossa lutar pela sã doutrina.
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