terça-feira, 28 de agosto de 2012

A Bíblia diz que não devemos julgar?



O falso ensinamento de que Jesus proibiu o julgamento, tem levado os que se dizem seguidores do evangelho a um erro grave. Esse erro leva a pessoa a achar que é errado admoestar a quem ensina o erro, e de quem segue o erro; as pessoas acham que quando fazemos isso estamos julgando.
Mateus 7:1 tem sido erroneamente interpretado, devemos analisar todo contexto para sabermos que tipo de julgamento Jesus está proibindo.
Vejamos o texto:
Mateus 7:1
1 - NÃO julgueis, para que não sejais julgados.
Mateus 7:2
2 - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
Jesus no versículo 1, diz para não julgarmos para que não sejamos julgados; e no versículo 2 diz que com o mesmo juízo que julgarmos também seremos julgados.
Jesus não está com isso proibindo que se faça julgamento.
Julgar no texto vem do grego κρινω que se refere ao irmão pronunciar uma admoestação, ou seja, chamar a atenção, corrigir o erro doutrinário ou de conduta que um irmão esteja cometendo.
Vejamos os versículos 3 a 5 de Mateus 7.
Mateus 7:3
3 - E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Mateus 7:4
4 - Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Mateus 7:5
5 - Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Olhando o contexto que está nos versículo 3 a 5, podemos ver a que tipo de julgamento Jesus está se referindo.
O que Jesus está dizendo é que: porque um que tem uma trave no olho, tenta corrigir o irmão que tem um cisco (argueiro) no olho?
A trave e o cisco estão relacionados a erros doutrinários e de conduta. Se quem tenta corrigir alguém que está no erro, sendo que ele mesmo está no erro; esse é um hipócrita. É esse tipo de julgamento que Jesus está condenando, tanto que no versículo 5 Jesus manda o hipócrita se corrigir para depois corrigir os erros dos outros.
Não há base bíblica para esse erro de dizer NÃO JULGUEIS, PARA NÃO SER JULGADO; quando um irmão tenta corrigir ou chamar a atenção do outro que está se desviando da verdade. É exatamente por ficar calado que muitos estão se perdendo no engano dos falsos pregadores. A apostasia virá, e isso é um fato que não se pode mudar; mas cabe a nós tentarmos tirar o máximo possível de pessoas das mãos dos enganadores. Em Tito 1:9 diz:
Tito 1:9
9 - Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
Ora se Paulo diz, para retermos firme a fiel palavra, que é de acordo com a doutrina; para que sejamos capacitados para admoestar, ou seja, chamar a atenção; censurar por falta cometida; repreender; advertir alguém quanto a seu procedimento, para que corrija ou não repita; aconselhar; estimular; incentivar. Como podemos fazer tudo isso se não podemos julgar?
O texto na tradução literal do grego fica assim:
Apegado segundo o ensino da fiel palavra, para que capacitado seja tanto a encorajar em a doutrina sadia quanto os que contradizem refutar.      
Podemos ver que não só temos que estar capacitados para chamar a atenção, repreender, advertir e encorajar os irmãos; como também temos que refutar, ou seja, temos que desmentir, negar, afirmar o oposto, rejeitar e contestar os que estão ensinando o erro, e tendo uma má conduta.
Nos versículo 10 e 11 de Tito cap. 1, Paulo fala que devemos fechar a boca dos enganadores. Isso mostra que ao invés de ficarmos calados vendo os falsos pregadores corromper e perverter a palavra e o povo de Deus; devemos pregar a verdade e calar a boca desses falsos pregadores.
Portanto, todos os que estão no erro, seja ele pastor, apostolo, missionário, diácono e etc. devem sim, ser corrigidos para que possam deixar o erro, e para que evitemos que muitos sigam tais enganos.
É uma obrigação nossa lutar pela sã doutrina.

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