sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A FALSA DOUTRINA DO UNGIDO DO SENHOR.



Quando um pastor é confrontado pelos seus erros teológicos, e por ter uma conduta que não está de acordo com suas funções; logo recebemos a resposta “não toqueis no ungido do Senhor”. Isso é típico dos “crentes” que estão acostumados a comer pela mão dos outros, e não são capazes de agir como o povo de Beréia.
Para esses “crentes”, não importa se as provas dos erros teológicos e de conduta desses ditos “ungidos do Senhor” são claras. Para esses “crentes”, não cabe a nós julgarmos se eles estão certos ou errados; e também não cabe a nós analisarmos se o que a liderança está fazendo é certo ou errado.
O uso de forma errada da expressão “não toqueis no ungido do Senhor” está sendo usada como uma espécie de imunidade para os lideres eclesiásticos. Essa imunidade concede a eles o direito de fazer o que quiser sem ter que responder pelos seus atos.
Esse erro vem da passagem de I Samuel 24:6, onde Davi diz que não tocaria no ungido do Senhor.
I Samuel 24:6                                      
6 - E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.
Saul foi ungido rei de Israel e não sacerdote. O texto fala exclusivamente de Saul o texto não fala de pastores, apóstolos etc.
Esse texto não pode ser usado para justificar outros ungidos. Quem era sacerdote era Samuel e não Saul, portanto, não cabia a Saul as funções sacerdotais.
Um dos motivos de Saul ter perdido o seu reinado, foi quando ele fez o que somente um sacerdote pode fazer (I Samuel 13:5 a 14).
Podemos ver também em I Samuel 16:11 a 14, que Davi foi ungido rei de Israel, e que nesse momento o Espírito de Deus se apoderou de Davi; e que o Espirito de Deus deixou a Saul.
O erro e o pecado fizeram com que o Espírito de Deus deixasse a Saul, logo, podemos ver que a luz não tem comunhão com as trevas.
II Corintios 6:14
14 - Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 
Quem diz que tem comunhão com Cristo é vive no erro e no pecado é mentiroso.
I João 1:5
5 - E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.
I João 1:6
6 - Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
Seja pastor, diácono, evangelista e etc. que diz ser Cristão, mas anda em trevas (erro e pecado) não pratica a verdade, e é mentiroso. Podemos ver que é impossível ser ungido do Senhor se estiver no erro.
Devemos seguir o exemplo do povo de Beréia, que ao ouvir Paulo pregando confrontava tudo o que ele dizia com as escrituras para ver se era verdade o que ele estava pregando.
Atos 17:10
10 - E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Atos 17:11
11 - Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Podemos ver que o povo de Beréia analisou o que Paulo ensinava, e julgou que estava certo, por isso muitos se converteram. Podemos ver que eles foram nobres, pois tiveram a mente aberta e receberam a palavra com muito interesse; estudando as escrituras todos os dias para ter certeza se o que Paulo dizia era verdade.
Portanto temos que fazer o mesmo e analisar tudo o que é pregado com a palavra de Deus, para saber se é verdade ou não. Vale destacar que não existe no novo testamento “o ungido do Senhor”, portanto, esse termo não se aplica aos pregadores de hoje.
Fica claro que confrontar os erros dos lideres eclesiásticos não é errado, o errado é deixar o erro contaminar a igreja.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário