sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O que é uma igreja?


A igreja tem sido descrita como sendo um templo construído pelas mãos dos homens.
No entanto no contexto bíblico, o termo ekklesia (ekklhsia), se refere a uma reunião de pessoas sendo elas cristãs ou não.
Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta por dois radicais gregos:
Ek, que significa de dentro, de, por, fora de e kaleo que significa chamar, chamar em alta voz.
Literalmente o significado de ekklesia é: chamados para fora. Ekklesia se refere a um grupo de pessoas que foram chamadas para fora do mundo pecador para servirem a Jesus. Logo, o sentido bíblico de igreja é um grupo de pessoas que foram chamados para fora do pecado; que está no mundo para serem santos. Cada cristão é uma igreja de cristo, juntos formam o corpo da igreja, na qual a cabeça é cristo.
Jesus não morreu por um prédio, ou para estabelecer alguma instituição a qual o homem da o nome de igreja. Jesus morreu para comprar as almas da humanidade que estavam mortas no pecado.
Atos 20:28
28 - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
O versículo está se referindo a igreja como organismo vivo, e não como templo feito pelos homens. Ao morrer Jesus adquiriu cada um de nós para formarmos a igreja viva de Cristo.
A igreja não é uma organização, esse é um conceito errado de que a igreja é uma igreja independente das pessoas que ali estão.
Devemos lembrar que Deus não habita em templos feitos pelas mãos dos homens.
Atos 17:24
24 - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Deus não habita em templos ou santuários feitos pelos homens; Deus habita em cada um dos cristãos com o Espírito Santo, logo, Deus está em cada um dos cristãos, que são a igreja viva de Cristo.
I Pedro 2:5
5 - Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

Efésios 2:19
19 - Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
Efésios 2:20
20 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
Efésios 2:21
21 - No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
Efésios 2:22
22 - No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
Portanto, igreja (ekklesia) é uma assembleia, ou reunião dos cristãos que foram chamados para fora do pecado que há no mundo.
O local onde ocorrem as reuniões não é uma igreja. Qualquer lugar em que se reunirem os cristãos, ali estará à igreja, pois a igreja são os cristãos, e não os templos construídos por homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário